Educacional

  • Ações
    Fechar

    Ações

    Ações são títulos de renda variável,é uma parte do capital das empresas de sociedades anônimas (S.A.).

    A vantagem de se abrir capital na Bolsa de Valores é devido ao custo, ou seja, é mais barato para a empresa abrir capital através de uma oferta primaria do que captar recursos através de empréstimos bancários. Além do que a empresa passa a se tornar um ponto de referencia maior por ter ações negociadas na Bovespa.

    Com isso o investidor que possuir ações de uma determinada empresa se torna co-proprietário da empresa, a vantagem para o investidor é participar do lucro através da distribuição de dividendos, juros sobre capital e outra forma que faz o capital se valorizar ao longo do tempo.

    As ações são podem ser classificadas de duas formas, as ações preferenciais (PN) são aquelas que têm preferência para receber benefícios da empresa como dividendos, e ações ordinárias (ON) que da o direito a voto nas assembléias realizadas pela empresa, além dessa duas existe a Unit (UNT) que na verdade são certificados de deposito em ações, é uma mescla de ações ON e PN.

    Os códigos das ações são formadas por letras e números, atualmente são quatro letras que identificam a empresa e o numero para identificar se a ação é ON, PN ou UNT.


    Exemplo:

    Ações da Petrobras

    PETR 4

    As letras na cor verde demonstram qual a empresa

    O numero vermelho mostra o tipo de ação, nesse caso o numero 4 indica que a ação é preferencial.


    De forma popular as ações PN são conhecidas pelo numero 4 e 5, já as ações ON são através do numero 5 e as UNT pelo numero 11.

    Para saber mais acesse o site da Bovespa e verifique o significado de cada numero ou através do livro de Carlos A. H. Brum em “Aprenda a investir em ações e a operar na bolsa via Internet”.

    O que diferencia uma da outra são as classificações que a Bovespa oferece a cada empresa.

  • Análise fundamentalista
    Fechar

    Análise fundamentalista

    A analise fundamentalista tem por objetivo avaliar qual é o preço justo das empresas, o que conseqüentemente também mostrara qual é o preço justo de uma determinada ação.

    Através dessas analises é possível saber se as ações estão muito caras ou muito baratas, assim como os analistas técnicos analisam alguns indicadores os analistas fundamentalistas também tem seus indicadores sendo os principais:

    • PL (Índice Preço Lucro)
    • P/VPA (Cotação/Valor Patrimonial)
    • Taxa de distribuição de lucro (Pay-out)
    • Dividend Yield
    • Ebtida (Lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização)

    Existe diversos outros indicadores que são utilizados para analisar a saúde da empresa, mas esses já nos da uma noção.

    A análise fundamentalista também olha para o cenário micro e macroeconômico, os indicadores são dados internos das empresas, o que pode não ser suficiente para uma analise bem consistente, por isso os analistas acabam levando em conta outros fatores como taxa de juros, cambio, importação, exportação, PIB e outros fatores que afetam direta ou indiretamente a empresa. Para os analistas que tentam avaliar e projetar preços futuros de commodities é levado em conta outros fatores até mesmo como o clima.

  • Análise técnica
    Fechar

    Análise técnica

    A análise técnica tem por objetivo estudar movimentos padrões, ou seja, identificar no mercado atual desenhos que anteriormente resultaram em lucros para os investidores.

    Muitos confundem a análise técnica e passam a acreditar que é uma maneira de adivinhar o que ira acontecer no futuro, o que é um grande erro, pois lucros no passado não garante lucros futuro. Os estilos de gráficos mais populares são os gráficos de barras, linhas e candlestick, e podem ser analisados em diferentes escalas temporais, desde gráficos mensais até gráficos horários, tudo vai depender do objetivo do investidor em querer ver seu capital render em um curto ou longo período de tempo. Vale lembrar que quanto maior a escala temporal maior o índice de acerto.

    A análise técnica busca mostrar ao analista quando as ações estão sobre compradas (caras) e/ou sobre vendidas (barato), o que acaba por gerar sinais de compra e venda.

    Por si só o gráfico de uma ação já desenha algumas figuras altistas ou baixistas como pivot, ombro cabeça ombro, bandeira, flâmulas, gap’s e vários outros desenhos, além disso, existe os indicadores e osciladores que são resultado de formulas matemáticas que indica o momento do mercado e sua tendência principal, dentro dos mais conhecidos esta o índice de força relativa que mede quando uma ação esta cara ou barata. Outras ferramentas como o volume também é muito conhecida e utilizada pelos analistas técnicos.

    Quando se fala de analise técnica também não podemos deixar de falar da briga que existe entre os analistas técnicos e os analistas fundamentalistas, o motivo dessa briga é que quando um da sinal de compra o outro gera sinais de venda, ou seja, existe uma divergência nas analises.

    Ambas as analises tem seus pontos fortes e fracos, e depende muito do perfil do investidor para saber qual é a melhor a ser utilizada.

    A vantagem que existe da análise técnica sobre a fundamentalista é que ela é muito mais acessível do que os dados da analise fundamentalista.

  • BM&F
    Fechar

    BM&F

    A Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) é responsável pela negociação de contratos futuros, desde indicadores financeiros (dólar, índice futuro do Ibovespa, DI) até as commodities (boi gordo, soja, milho, café).

    Apesar de poder ser negociada de forma especulativa, os contratos futuros podem ser operados como hedge, que permite, por exemplo, um produtores garantir na bolsa o preço da sua mercadoria.

    Os contratos futuros correspondem ao preço em uma data futura, quando a data chega e se torna a data atual o contrato vence, e deixa de ser negociada passando para seu próximo vencimento.

  • Bovespa
    Fechar

    Bovespa

    A Bolsa de Valores de São Paulo também conhecida como Bovespa tem por objetivo realizar as transações de compra e venda de ações de companhias que tem o capital aberto.

    A Bovespa é considerada o centro de negócios mais importante da America latina.

    Para que o investidor possa realizar a compra e venda é necessário contar com a intermediação de uma corretora, nenhum investidor pode adquirir ações diretamente da Bovespa.

    A própria Bovespa possui ações negociadas na Bolsa através do código BVMF3.

    A Bovespa conta com a ajuda da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que é responsável pela fiscalização, e a Companhia Brasileira de Liquidação e Custodia (CBLC) que é responsável por toda a liquidação de ações no mercado brasileiro.

  • Buy and hold
    Fechar

    Buy and hold

    O termo Buy and hold é utilizado no mercado brasileiro, o que traduzindo significa “Comprar e manter”.

    O nome já fala por si, são pessoas que não tem interesse de vender suas ações no curto prazo, são investidores que tem o objetivo de longo prazo.

    Apesar de todas as oscilações negativas e retrações realizadas pelo mercado o investimento a longo prazo demonstra que as ações tem uma rentabilidade muito maior do que outros investimentos como ouro, rendas fixas como poupança, ou títulos do tesouro.

    A estratégia Buy and hold se baseia em ter na carteira empresas bem estruturadas (blue chip) e não pequenas empresas (small caps) já que existe o risco de empresas deixarem de existir.

    Apesar de parecer simples a pessoa que aderir a esse tipo de estratégia também precisa de um plano de investimento, ter bem definido por exemplo quantas ações manter em carteira, como classificar uma empresa, qual a participação de máxima de uma empresa na carteira, qual o prazo, se ira alugar ou não os papeis e etc.

    Pequenas estratégias podem aumentar de forma significativa a rentabilidade da carteira de um investidor para o outro.

  • Clube de Investimentos
    Fechar

    Clube de Investimentos

    Clube de investimentos nada mais é do que um grupo de pessoas que tem por objetivo investir em ações, normalmente esses clubes reúnem pessoas da mesma família, do mesmo local de trabalho e assim por diante.

    As decisões a serem tomadas são tomadas pelo grupo contando com algum tipo de assistência do corretor e especialista em investimentos, mas as decisões normalmente são tomadas através de votações.

    Os clubes de investimentos chamam muito a atenção para os iniciantes, pessoas que nunca investiram em ações, mas tem o interesse de começar, devido as decisões serem tomadas em grupo ou por analise de terceiros se torna mais fácil para o grupo.

    Fundos de investimentos são semelhantes, mas não iguais aos clubes de investimentos, na maioria dos fundos qualquer um que tiver uma conta aberta na corretora pode entrar para aquele fundo, já em um clube as pessoas que participam do clube são apenas os aprovados pelo grupo.

    A negociação dentro de um clube é de negociar cotas e não ações, sendo assim, o investidor que aplicar no clube ou então também chamado de cotista terá as mesmas ações do que os demais participantes.

    Nos clubes também existem algumas regras diferentes dos fundos de investimentos, como por exemplo, o numero de participantes, atualmente o mínimo é de 3 participantes enquanto o máximo é de 150. Além disso, nenhum cotista pode conter mais de 40% de quotas

  • Day Trade
    Fechar

    Day Trade

    São operações de um ativo que se encerra no mesmo pregão, ou seja, a compra e a venda são realizadas no mesmo pregão e o investidor estará liquido ao termino do pregão.

    Esse tipo de operação é muito arriscado e requer muito conhecimento e controle emocional da parte do investidor.

    As operações grafistas utilizam gráficos intra diários como o de 5 minutos, mas o mais popular é o gráfico de 15 minutos.

    As operações de Day trade chama a atenção dos novatos que acreditam ter achado o pote de ouro, mas que com o tempo vão verificar que tiveram mais percas do que ganho.

    Os investidores que atuam nesse modelo devem ter tempo para ficar o dia inteiro ligado ao mercado e saber quais os momentos mais adequados para operar. Tal modalidade requer mais tempo do que qualquer outra.

  • Home Broker
    Fechar

    Home Broker

    O Home Broker é uma ferramenta muito utilizada pelos investidores, e que vem crescendo de forma significativa no mercado de ações brasileiro.

    Os requisitos mínimos para poder acessar o Home Broker nada mais é do que um computador e uma conexão a internet.

    O Home Broker nada mais é do que uma pagina que atualiza as cotações das empresas que tem ações negociadas na Bovespa. Através dessa pagina o investidor consegue visualizar os preços das ações, os compradores, vendedores, e consegue ver dados pessoais, como saldo financeiro, ações em custodia e etc.

    Uma das vantagens do Home Broker é a facilidade em negociar ações sem sair de casa, mas o que se destaca realmente é a agilidade de comprar ou vender, a pessoa não precisa de nenhum intermediário e isso acaba se tornando uma vantagem perante as operações de mesa.

    O problema para os investidores que estão começando é a falta de auxilio, já que tantos números e cotações podem confundir o investidor no começo.

    A Cross Investimentos oferece esse tipo de serviço.

  • Índice de Força Relativa (IFR)
    Fechar

    Índice de Força Relativa (IFR)

    Indice de força relativa é um oscilador desenvolvido por J. Welles Wilder e emite sinais de compra e venda, sua forma de calcular segue abaixo:

    IFR=100-(100/(1+FR))

    Onde, “FR” =(media dos incrementos dos dias que subiram durante n dias2)/(meida dos incrementos dos dias que cairam durante n dias)

    O oscilador sempre ficara entre 0 e 100, existem regiões do IFR que dizem que a ação esta sobre comprada ou sobre vendida, essas regiões são 80 e 20. Assim quando o IFR estiver abaixo de 20 chama a atenção para compra e quando o IFR estiver acima de 80 o investidor pode começar a pensar em venda, alguns utilizam os patamares de 70 e 30, outros acabam usando regiões de 95 e 5, o investidor pode calibrar da maneira que for mais eficiente.

  • Livros
    Fechar

    Livros

    Nome: Investimentos Inteligentes
    Autor: Gustavo Cerbasi

    Descrição: Todos já sonhamos em conquistar nosso primeiro milhão de reais. Trata-se de uma cifra mágica que representa a tão desejada independência financeira. Para muitos, porém, é também uma espécie de desafio intransponível. Em Investimentos Inteligentes, o consultor financeiro Gustavo Cerbasi prova que alcançar o número mágico não tem nada de impossível e que, com a postura certa, podemos multiplicá-lo e transformá-lo em muitos milhões. Com as carreiras cada vez mais curtas e a vida cada vez mais longa, buscar a independência financeira é uma questão de sobrevivência. E qualquer pessoa pode alcançá-la ou mesmo chegar ao seu primeiro milhão se souber investir de forma inteligente ou seja, escolhendo investimentos com os quais se sinta à vontade. Investimentos inteligentes, portanto, não ensina quais os segredos do melhor investimento do mundo, mas nos ajuda a descobrir qual a forma de investir mais indicada para cada um de nós. Cerbasi não dá o peixe, ele nos ensina a pescar.
     



    Nome:
    Fique Rico Operando Opções: Estratégias Vencedoras dos Traders
    Autor: Lee Lowell

    Descrição: Depois de muitos anos como operador de mercado nas trincheiras da Bolsa de Mercadorias de Nova York (NYMEX ? New York Mercantile Exchange), poucos analistas sabem como fazer dinheiro ao operar opções como Lee Lowel. Neste livro, ele mostra para operadores de opções de ações e commodities exatamente o que funciona e o que não funciona.

    Em Fique Rico Operando Opções, Lowel explica as únicas quatro estratégias com opções que realmente funcionam ? compra de calls (opções de compra) muito ITM (dentro-do-dinheiro), venda a seco de puts (opções de venda), travas de baixa e venda coberta ? e mostra como você pode preparar seu escritório em casa com os melhores programas, ferramentas e sites relacionados ao mercado de opções.

    Além de dicas e recomendações de um profissional experiente com grande percepção de mercado, você encontrará neste livro exemplos de operações reais e discussões detalhadas de como as opções podem ser utilizadas para hedge, especulação ou para obter rendimento.

    Com este livro como guia, você começará a ver as opções de forma totalmente nova, aprenderá como se tornar parte do pequeno grupo de investidores que sempre vencem e obterá os conhecimentos e as estratégias necessárias para conseguir excelentes
     



    Nome: Técnicas de Investimento para o Mercado de Ações
    Autor: Marcelo C. Piazza

    Descrição: Investir seu dinheiro é uma questão de escolha. Você pode optar por trabalhar a vida inteira por dinheiro ou começar a fazer a coisa certa: colocar seu dinheiro para trabalhar por você. E investir em ações é a melhor forma de conseguir isso.

    Mas, uma vez escolhido esse caminho, é fundamental operar com vantagens reais sobre os outros participantes do mercado. É aí que surge a importância de aprender algumas técnicas de investimento que vão fazer toda a diferença no momento de aplicar seu dinheiro.

    Este livro traz um conjunto de técnicas cuidadosamente selecionadas, para que você tenha contato somente com as melhores e mais confiáveis ferramentas, que darão condições para que você se torne um especialista nas suas ações favoritas. E o segredo para isso está bem diante dos olhos de todos: os gráficos! Aprender a interpretá-los é o que vamos fazer aqui.

    A exemplo do primeiro livro do autor, que deixou a área de tecnologia depois que descobriu as oportunidades e vantagens do mercado de capitais, este trabalho também envolverá o leitor no misterioso universo dos investimentos de forma simples e compreensível. Segundo ele, investir sem o uso da Análise Técnica é como investir de olhos vendados: é impossível ganhar dinheiro nos mercados sem ela!
     



    Nome: Bem-Vindo à Bolsa de Valores
    Autor: Marcelo C. Piazza

    Descrição: Você já pensou em investir em ações, mas desistiu só de imaginar a agitação e o universo, aparentemente incompreensível, da Bolsa de Valores? Achou que era preciso ter muito dinheiro para começar? Então saiba que investir em ações é um processo simples, independente e que qualquer pessoa pode participar desse mercado. O livro Bem-Vindo à Bolsa de Valores, escrito para iniciantes, ajudará a compreender o mecanismo dos investimentos de forma fácil e rápida, para que você consiga comprar e vender ações pela internet.

    - Invista sem complicação e com qualquer quantia;

    - Realize bons negócios comprando papéis de empresas como Petrobras, Natura, Submarino, Vivo, Vale, Lojas Americanas etc.;

    - Participe ativamente da abertura de capital das novas empresas relacionadas na Bolsa de Valores;

    - Saiba como proteger seu dinheiro das grandes oscilações de preços;

    - Acerte em cheio na escolha do home broker mais adequado ao seu perfil de investidor;

    - Faça parte do mercado que pode render 10, 20, 30 vezes mais do que a poupança ou os fundos de renda fixa.
     



    Nome: Como se Transformar em um Operador e Investidor de Sucesso
    Autor: Alexander Elder

    Descrição: Este livro ensina: como se tornar um negociante calmo, tranqüilo e controlado, como usar o computador para achar bons negócios, como desenvolver um sistema de comércio poderoso e como encontrar negócios promissores. Alexander Elder mostra como disciplinar sua mente, apresenta os métodos para negociar com o mercado e como gerenciar suas finanças para que o negociante mantenha-se firme no mercado.
     



    Nome: Aprenda a Operar no Mercado de Ações
    Autor: Alexander Elder

    Descrição: Que regras devem ser seguidas para que um operador obtenha sucesso? Que métodos devem ser adotados? Como o capital deve ser distribuído para operações no mercado? As respostas para essas, entre outras perguntas sobre como se tornar um operador bem-sucedido, são encontradas no novo livro do especialista Alexander Elder. O autor do best-seller internacional Como se transformar num operador e investidor de sucesso (Campus, 2004) monta uma verdadeira cartilha na qual apresenta seus mais recentes conceitos sobre operações financeiras. Uma obra especialmente destinada a iniciantes, mas com informações de grande valor para os mais experientes operadores.
    Indo além da análise técnica, o livro transmite aos leitores as regras básicas de gestão de dinheiro, fundamentais para a sobrevivência e o sucesso de um operador, e mostra como estruturar uma conta de investimentos. O autor convida ainda o leitor a visitar sua sala de negociações e traça um panorama de suas operações mais recentes. Alçado sobre mais de 20 anos de experiência em operações, o livro dá o pontapé inicial para que o leitor domine uma nova forma de operar tanto em ações, quanto em futuros, opções e câmbio.
     



    Nome:
    O Guia Prático: Como se Transformar em um Operador e Investidor de Sucesso
    Autor: Alexander Elder

    Descrição: O sucesso nas operações de mercado se fundamenta em três palavras que, em inglês, começam com M: mind (mente), method (método) e money (dinheiro).

    Em seu famoso livro, Como se transformar em um operador e investidor de sucesso, Alexander Elder ensinou como combinar vários métodos para desenvolver a disciplina pessoal, encontrar os melhores negócios e gerenciar o dinheiro de forma segura.

    Agora, este livro ajudará você a descobrir seus pontos fortes e fracos como operador, antes de arriscar o seu dinheiro nos mercados. Contém mais de 200 questões e gráficos para ajudá-lo a dominar as habilidades essenciais para operar no mercado, e as 11 escalas de classificação que o ajudarão a mensurar o seu crescimento como operador.

    Independentemente de você querer um tutorial pessoal ou uma ferramenta de ensino para um seminário, este guia prático o ajudará a desenvolver habilidades profissionais de negociação no mercado. Ele fará de você um operador e investidor de sucesso que deixará os amadores e perdedores para trás.

    Todas as questões apresentadas neste livro foram elaboradas para proporcionar ao mesmo tempo um desafio e um teste para a sua capacidade de raciocinar como operador de mercado.

    Com este guia você dominará:

    ·         A psicologia individual: Como se tornar um operador disciplinado.

    ·         A psicologia de massa: Saber quando se unir à multidão e quando abandoná-la.

    ·         A análise clássica de gráficos: Identificar suporte e resistência, determinar os stops.

    ·         A análise técnica computadorizada: Utilizar indicadores para encontrar bons negócios.

    ·         Os fatores essenciais negligenciados: Entender o volume, os contratos em aberto e os ciclos de tempo.

    ·         Os indicadores do mercado de ações: Aprender a utilizar os melhores indicadores.

    ·         Os novos indicadores: Utilizar o Elder-ray e o índice de força para encontrar pontos de entrada.

    ·         Os indicadores psicológicos: Lucrar com a teoria da opinião contrária.

    ·         Os sistemas de negociação: Conhecer os sistemas Triple Screen, parabólico e em canal.

    ·         Gestão do risco: Saber tudo sobre stops e metas de lucro.
     



    Nome: Aprenda a Operar Vendido e Vencer na Bolsa em Queda
    Autor: Alexander Elder

    Descrição: Neste livro, Alexander Elder discute um dos aspectos mais negligenciados na área de investimentos e revela como você pode se proteger e obter lucro sabendo a hora de sair de campo e fazê-lo da forma correta. O livro explica como estabelecer seus “profit target” e “stop loss” antes de iniciar qualquer negócio financeiro e traz exemplos de casos reais que ilustram como gerenciar e ajustar suas estratégias de investimento.

    Iniciantes e amadores investem todo o seu tempo procurando por novas oportunidades de investimento. Muitos se preocupam em achar alguma combinação mágica de indicadores que sempre identificarão as ações mais lucrativas, acreditando que, se entrarem no negócio no momento certo, o investimento andará por si só. Investidores profissionais, por outro lado, entendem que o monitoramento da relação risco-retorno da posição inicial e final do investimento é fundamental para o seu sucesso.

    Efetuar vendas rápidas - aproveitando-se do declínio do mercado - é um dos jogos favoritos dos profissionais da área, que representam grande parte das vendas rápidas na maioria das vezes. E é desse lado que se deve querer estar.

    Tradução: Mauricio Hissa (Bastter)
     



    Nome: Investindo no Mercado de Opções: Aprenda a Operar Opções na Bolsa de Valores com segurança e controle de riscos
    Autor: Elvis Pfützenreuter

    Descrição: O mercado de capitais brasileiro está amadurecendo, e conquistamos o grau de investimento. Aqueles que buscam investimentos mais lucrativos que a média do mercado voltam-se para as opções.

    Diferentemente das ações, que podemos comprar e deixar para os netos, opções têm prazo de validade. Quase todas as considerações que aplicam-se ao investimento em ações, não valem nada para o investimento em opções. Nenhum método mecânico de investimento em opções assegura lucro. É preciso compreender totalmente as opções para investir com sucesso, e cada nova operação é única.

    Este livro ensina a compreender e avaliar opções, incluindo as temidas “gregas”. Ensina a conhecer seu real valor e os motivos por trás das movimentações de preço. O livro introduz de forma intuitiva e informal diversos conceitos de economia, matemática financeira, estatística e teoria dos jogos, para assegurar uma base sólida de conhecimento ao leitor.

    Diversas operações com opções são abordadas em detalhe, tanto na teoria como na prática, com simulações baseadas nas cotações reais da BOVESPA.

    Opções não são apenas instrumentos de especulação; elas também podem ser de grande valia na redução do risco de outros investimentos. Este livro também ensina a usar opções com este fim.

    A obra é de leitura acessível a qualquer investidor, mesmo iniciante ou meramente interessado em conhecer o assunto. Também pode servir de referência a estudantes de economia ou finanças em geral.
     



    Nome: Investimentos: Como Administrar Melhor Seu Dinheiro
    Autor: Mauro Halfeld

    Descrição: O livro traz dicas de como administrar bem o seu dinheiro e fazer com que ele renda mais. Entre outros temas, mostra como gerir seu orçamento pessoal, como comprar um imóvel, além de apresentar uma análise sobre os mercados financeiros.
     



    Nome: Aprenda a Investir em Ações e a Operar na Bolsa Via Internet
    Autor: Carlos A.h. Brum

    Descrição: Este livro originou-se do curso de investimento em ações que o autor ministra, há anos, em várias capitais brasileiras, com grande sucesso, e destina-se às pessoas que desejam iniciar-se no mercado de ações, de maneira prática, segura e objetiva. Carlos A. H. Brum, com este trabalho, desmistifica os investimentos em Bolsa de Valores e demonstra que, com o advento do Home Broker, que permite a negociação de ações via Internet, e as facilidades de acesso existentes hoje às informações e análises, qualquer pessoa pode tornar-se um investidor em ações. Com este propósito, o autor fornece aos leitores, em linguagem bastante acessível, conteúdos teóricos e práticos, como técnicas de investimento em ações, estratégias operacionais, montagem de carteira de ações, negociação eletrônica, que possibilitarão ao futuro investidor o ingresso no mercado de capitais. “O Editor”
     



    Nome: Casais Inteligentes Enriquecem Juntos
    Autor: Gustavo Cerbasi

    Descrição: Um dos maiores detonadores de brigas entre o casal são as dificuldades financeiras. Faltou dinheiro para pagar as contas? A culpa recai sobre o parceiro esbanjador, que não quer nem saber se havia saldo no banco na hora de fazer alguma compra. Sobrou dinheiro no fim do mês? Em vez de comemorar, o casal pode arranjar mais um motivo de discussão sobre como investir ou gastar aquela quantia. Para Gustavo Cerbasi, a causa desses desentendimentos é a falta de conversa em família sobre dinheiro. Em geral o casal só fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E, como não discute a questão a dois, a maioria não faz um orçamento, não guarda dinheiro para atingir suas metas (ou, pior ainda, cada um tem seu objetivo, que o outro não conhece), não tem planos para a manutenção de seu padrão de vida no futuro, toma decisões de compra sem refletir, investe mal o dinheiro que eles suaram tanto para ganhar... Tem jeito? Sim, é possível mudar esse quadro se houver vontade e compromisso do casal, seja qual for seu orçamento. Com sugestões para casais em qualquer fase do relacionamento, dos namorados aos casais com filhos adultos, Casais inteligentes enriquecem juntos mostra diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente, ao longo da vida, na administração das finanças da família. Ele traz também testes que avaliam a capacidade do casal em construir riqueza. E com isso vai até sobrar dinheiro para dar uma incrementada no relacionamento!
     



    Nome: Seminário Position Trading - Linha Premium
    Autor: Leandro & Stormer

    Descrição: Neste seminário, você aprenderá com o Stormer, de forma simples e direta, a montar um plano de negócio para o escritório de trading. Saberá como definir prazos operacionais, utilizar stops, manejo de risco, além de pontos de entrada, definições de tendência e os principais setups de position-trade.

  • Médias Móveis
    Fechar

    Médias Móveis

    As médias móveis são uma das ferramentas mais simples, mais antigas, mais populares e mais eficientes.

    O conceito das médias é de que elas sejam a memória do mercado, normalmente se baseiam no fechamento das ações, mas alguns softwares permitem que se ajuste com o preço das máximas mínimas ou abertura.

    Existe uma infinidade de formas de se utilizar as médias como ponto de entrada e saída, um livro em cima apenas de médias móveis poderia ser escrito sem necessidade de qualquer outra ferramenta, as médias podem ser utilizadas com base no cruzamento de duas ou mais médias, também pode ser utilizada apenas uma média para analise de um mercado, mas via de regra a operação se baseia na inclinação da média, se a média estiver ascendente as operações devem ser de compra, se a média estiver descendente as operações devem ser de venda ou de trabalhar com stop.

    As médias também podem ser aplicadas praticamente em todos os indicadores, como IFR, Estocástico, Histograma MACD e etc.

    A forma de se calcular uma média móvel aritmética é:

    MMA= (P1+ P2+P3+ P4… Pn)/n

    Onde,
    “P” é o preço de cada período
    “N” é o numero de médias móveis

    Alguns preferem a média exponencial que segue abaixo

    MME=Phoje*k+MMEontem*(1-k)

    Onde,
    “K” =2/(N+1)
    “Phoje” é o preço de hoje
    “MME ontem” é a média exponencial de ontem
    “N” é o numero de dias da média móvel exponencial (escolhida por você)

    Existem outras médias, mas as principais são a aritmética e a exponencial.

  • On Balance Volume (OBV)
    Fechar

    On Balance Volume (OBV)

    O OBV é uma ferramenta desenvolvida por Joseph Granville em 1963, e é bem simples de ser calculada, ela se baseia em somar e subtrair o volume dependendo unicamente da oscilação do pregão.

    O volume pode se basear no volume financeiro ou no numero de negócios, alguns softwares oferecem a alternativa de selecionar, mas a forma de se calcular não muda.

    Vamos fazer um exemplo com contratos, suponhamos que no primeiro dia a ação suba com um volume de mil contratos e o segundo dia também tenha alta com o mesmo volume de mil contratos, no segundo dia o OBV será de dois mil contratos já que a oscilação foi negativa, já no terceiro dia a oscilação foi negativa e o volume foi de apenas 500 contratos, então o volume ira se reduzir m 500 contratos e passara a ser de 1.500 contratos, veja na tabela abaixo como seria montado o OBV de um ativo.

    DATA PREÇO DA AÇÃO VOLUME OBV
    1 10,00 1.000 1.000
    2 11,00 1.000 2.000
    3 10,00 500 1.500
    4 12,00 2.000 3.500
    5 12,50 1.500 5.000
    6 12,00 1.000 4.000
    7 16,00 2.000 6.000

    A mensagem que o OBV nos passa é de confirmação, ou seja se o preço da ação forma um novo topo mas o OBV não o segue é um sinal de alerta, um sinal muito forte é encontrado em ativos que estão em congestão e não estão formando novo topo, caso o OBV tenha formado novo topo antes do preço do ativo pode ser um aviso de que a ação irá retomar a tendência de alta devido a entrada de capital.

    A ferramenta é mais apropriada para quem deseja realizar operações de position, para operações de curto prazo pode ser inapropriado.

  • Opções
    Fechar

    Opções

    As opções se classifica em dois tipos, uma são as calls e as demais são as puts, no mercado brasileiro as mais negociadas são as calls, apesar das puts existirem tem um volume muito baixo.

    Para resumir como funciona as opções é só saber que os compradores de opções tem direitos, e os vendedores de opções tem obrigações.

    Para os compradores de calls é dado o direito de comprar o ativo subjacente no preço pré-determinado.

    Para os compradores de puts é dado o direito de vender o ativo subjacente no preço pré-determinado.

    As opções são contratos que tem um tempo limitado, ou seja, a partir de uma determinada data o ativo deixa de ser negociado.

    Cada mês tem suas próprias opções a serem negociadas, conforme segue na tabela abaixo:

    Mês Call Put
    Janeiro A M
    Fevereiro B N
    Março C O
    Abril D P
    Maio E Q
    Junho F R
    Julho G S
    Agosto H T
    Setembro I U
    Outubro J V
    Novembro K W
    Dezembro L X

    Existe uma infinidade de estratégias a serem realizadas com opções, as opções podem se planejadas com papel a vista e até com o mercado a termo.

    As opções podem dar a maior segurança aos investidores que desejam fazer financiamento, mas pode ter o maior risco quando se operar a seco.

    É um mercado muito interessante, mas para se operar nele requer um nível de conhecimento básico para compreender o mecanismo.

  • Position
    Fechar

    Position

    Para operadores que não possuem o tempo de ficar vigiando o mercado em tempo integral ou nem mesmo algumas vezes durante a semana mas ao mesmo tempo não querem aplicar a estratégia de Buy and hold as operações de Position são as mais adequadas.

    O investidor faz operações que tentam surfar na ondas de tendência, o investidor trabalha com stops que são alterados conforme o preço evoluía seu favor.

    Normalmente investidores que trabalham com Position também utilizam médias móveis para se orientar na hora de entrar ou sair.

    Position permite o investidor trabalhar com gráficos na escala semanal o que acaba elevando o índice de acertos já que quando maior a escala, maior também o nível de credibilidade. Além disso é possível elaborar e monitorar as estratégias em apenas um dia da semana.

  • Stop
    Fechar

    Stop

    O stop nada mais é do que o preço de saída de uma operação, o stop pode ser classificado de duas formas, stop gain e stop loss.

    O stop gain é o preço que o investidor deseja sair, ou seja, se uma pessoa compra uma ação por $ 10,00 e ela deseja ter um lucro de 10% ela ira sair quando o mercado chegar a $ 11,00 é o preço que ela queria vender, ela esta satisfeita com aquele lucro.

    Já o stop loss é o quanto que a pessoa esta disposta a arriscar, vamos supor que a pessoa compra a ação aos mesmos $ 10,00 ela topa perder apenas 10% do seu capital investido, ou seja se ação cair para $ 9,00 ela encerra a operação assume o prejuízo de $ 1,00 e finaliza a operação.

    O stop loss é um pouco mais imcompreensivel na mente das pessoas, a maioria se pergunta o porque sair com prejuízo, a reposta é porque é melhor assumir que realizou uma analise errada e encerrar uma operação com um prejuízo pequeno do que insistir em uma posição que esta perdendo, o investidor pode perder mais do que seus 10% iniciais como no caso acima e ver a ação chegara $ 5,00 e ver o capital se desvalorizar 50% muito mais do que os 10% iniciais.

    As formas mais comuns de colocar algum tipo de stop é;

    • Médias móveis
    • Fundos e Topos
    • Máximas e mínimas anteriores
    • Fibonacci e etc.
  • Swing Trade
    Fechar

    Swing Trade

    Operações de Swing Trade são operações que duram alguns dias, normalmente dura de uma semana a um mês, mas podem ser prolongadas alguns dias dependendo da operação.

    Tal estratégia é vantajosa pelo fato de se escapar de períodos de congestão e de queda.

    Na maioria das vezes se baseia em estratégias tomadas em analise técnica quando identifica um mercado muito comprado ou muito desvalorizado.

    O investidor que for querer trabalhar com essa modalidade precisa estar consciente de que precisa de tempo para vigiar as operações e possíveis mudanças de tendência.

  • Teoria de Dow
    Fechar

    Teoria de Dow

    A teoria de Dow foi criada por Charles Henry Dow por isso o nome, além de criar a teoria que consiste em diversos princípios que consistem em:

    Princípio I: os preços descontam tudo (exceto “atos de Deus”), ou seja, todas as informações necessárias que um investidor precisar vai ser descontado no preço da ação, se um balanço bom ou ruim for influenciar a empresa, se uma aquisição de outra empresa estiver relacionada ao futuro da empresa os preços iram descontar tudo isso.

    Princípio II: o mercado se movimenta em três tendências, as primarias que são as mais consistentes e duradouras que pode levar a ação a caminhar durante anos para a mesma direção, as secundarias que são as oscilações de um tempo menor, mas ainda significativo que duram entre umas três semanas a alguns meses, as os tendências secundarias são correções da tendência primaria, e por fim chega a tendência terciaria que raramente duram mais do que três semanas.

    Princípio III: consiste no principio da confirmação, por exemplo se uma ação ON demonstrar alta, se espera as ações PN confirmar a tendência de alta para que isso seja verdade, o principio da confirmação pode ser feito através de empresas diferentes mas do mesmo setor, como também pode ser aplicada a índices.

    Princípio IV: o volume acompanha a tendência, isso é um dos princípios que mais tem sido aplicado, é muito comum ver investidores que ao analisar gráficos colocam o volume da ação para confirmar pontos de compra e venda, em uma tendência de alta o volume cresce quando o preço das ações sobrem, e em uma tendência de baixa o inverso também é verdadeiro, o volume aumenta conforme os preços caem.

    Princípio V: para avaliações apenas o preço de fechamento é o que importa, se a teoria do volume esta com toda a razão para os analistas esse principio de que o fechamento é o mais importante pode entrar em contradição de investidores que utilizam máximas e mínimas para abrir ou fechar posições, além de ferramentas que auxilia com base nos preços mais altos ou baixo, mas contudo esse é o principio de que o preço de fechamento é o que realmente importa.

    Princípio VI: o mercado passa por ciclos, sendo a acumulação onde o preço praticamente não se movimenta mas é o momento de se comprar, uma alta sensível que chama a atenção de poucos, e a euforia onde os preços sobem de forma exagerada chamando a atenção dos sarinhas para comprar no momento em que o mercado começa a fazer o topo, após começa o processo de distribuição daqueles que estão com lucro, e em seguida uma sinalização que seria uma pequena queda, e enfim o pânico que faz os preços despencarem e mais uma vez o sardinhas pulam do barco no momento errado enquando os profissionais começam a montar suas carteiras devido ao clico se iniciar novamente começando por acumulação, alta sensível e assim por diante.



« voltar para a página principal
Ouvidoria: 0800-724-3080 | Telefone: (18) 3311-0800 | Fax: (18) 3311-0815 | Rua Claudionor Sandoval, 741 - Jd. Paulista - Pres. Prudente-SP
COPYRIGHT © 2012 - Cross Investimentos - Consultoria Empresarial - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: Luz Própria - Criação de Sites