Carne sobe o dobro no varejo do que o aumento do boi no pasto 16/02/2017

Nos últimos 12 anos, os consumidores de Mato Grosso pagaram 284% a mais pela carne bovina.

Essa evolução poderia ter sido menor se tivesse sido respeitada uma coerência de valores entre os elos dessa cadeia: produção, frigoríficos e varejo.

A avaliação é de Luciano Vacari, diretor-executivo da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso).

Nesse mesmo período, citando dados do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária), os preços subiram 184% no atacado, e a valorização do boi foi de 157% na fazenda, afirma ele.

Já nos últimos cinco anos, enquanto o varejo acumulou alta de 150%, a produção recebeu 75% a mais pela arroba de boi.
O preço médio da carne, que era de R$ 13 por quilo no varejo há cinco anos já está em R$ 22 neste mês, embora a arroba de boi tenha caído de preço.

"É uma irresponsabilidade do varejo e não há explicação técnica para todo esse aumento."

A arroba do boi está no menor patamar dos últimos anos e essa queda do boi no pasto ainda não está refletindo no bolso do consumidor, afirma Vacari.

EM QUEDA

O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) confirma a queda de preços do boi. A arroba recuou 10%, em termos reais, nos últimos 12 meses. Nesse mesmo período, o valor do bezerro teve queda de 15%.

A queda deste início de ano se deve ao aumento do abate de fêmeas. Esse fenômeno sempre ocorre quando os preços do bezerro e da arroba estão em queda.

O aumento de abate de fêmeas neste início de ano vai afetar, no entanto, na oferta de bezerro a partir de 2018.

Menos bezerros serão menos bois para abate nos próximos anos. E esse cenário vai refletir na oferta de carnes no mercado atacadista, segundo os pesquisadores do Cepea.

Fonte: Folha
Ouvidoria: 0800-724-3080 | Telefone: (18) 3311-0800 | Fax: (18) 3311-0815 | Rua Claudionor Sandoval, 741 - Jd. Paulista - Pres. Prudente-SP
COPYRIGHT © 2012 - Cross Investimentos - Consultoria Empresarial - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: Luz Própria - Criação de Sites