China permite carne bovina dos Estados Unidos novamente, encerrando embargo imposto desde 2003 11/04/2017

A China concordou mais uma vez em permitir as exportações de carne bovina dos EUA para esse país, terminando uma proibição em vigor desde 2003. O acordo foi alcançado durante o fim de semana entre o presidente Donald Trump e o presidente Xi Jinping China.

A oportunidade para os exportadores de carne bovina dos EUA poderá ser significativa. A Global AgriTrends calcula a região da Grande China (China, Hong Kong, Vietnã) como um mercado de US $ 7 bilhões, de acordo com a analista da Stephens Inc., Farha Aslam.

Em uma nota aos investidores, Aslam advertiu, no entanto, que a China duas vezes antes concordou em conceder acesso ao mercado de carne bovina dos EUA, mas os obstáculos regulamentares têm impedido qualquer comércio real de se materializar.

Os interessados da indústria de carne bovina dos Estados Unidos aplaudiram um anúncio semelhante em setembro passado de que a China iria acabar com a proibição de 13 anos de carne bovina dos EUA, que foi imposta na primeira descoberta da encefalopatia espongiforme bovina (EEB). Em setembro passado, a Federação de Exportação de Carne dos EUA (USMEF) também advertiu que, embora fosse um bom primeiro passo, o USDA e seus homólogos chineses ainda tinham de negociar condições para que a carne bovina dos EUA ingressasse nesse mercado.

Desde então, os grupos da indústria de carne bovina têm pedido à Administração Trump para tomar medidas sobre a questão. Não foram informados detalhes sobre como este novo acordo irá mover a questão para a frente com relação ao acordo de setembro.

Aslam notou que o acesso aberto à China pode representar uma grande oportunidade para a Tyson Foods, já que a empresa é responsável por 23% do abate anual de carne bovina nos Estados Unidos.

Fonte: MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint
Ouvidoria: 0800-724-3080 | Telefone: (18) 3311-0800 | Fax: (18) 3311-0815 | Rua Claudionor Sandoval, 741 - Jd. Paulista - Pres. Prudente-SP
COPYRIGHT © 2012 - Cross Investimentos - Consultoria Empresarial - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: Luz Própria - Criação de Sites