China suspende importação de seis frigoríficos da Austrália; dois são da JBS 28/07/2017

A China suspendeu temporariamente a importação de carnes de seis abatedouros da Austrália com a alegação de discrepância na rotulagem dos produtos. A licença que permitia o embarque de carne bovina e de cordeiro foi suspensa na segunda-feira, de acordo com autoridades australianas.

 
Das seis plantas suspensas duas são da JBS e uma tem participação da chinesa New Hope. “Esta é uma questão significativa: estas seis plantas representam até 50% de nossas exportações de carne bovina para a China”, disse Steven Ciobo, ministro australiano do Comércio, do Turismo e do Investimento.
 
“São dezenas de milhões de dólares australianos e potencialmente mais de 100 milhões de dólares australianos (US$ 80 milhões), de comércio que podem ser afetados”. A carne que já estava a caminho da China antes da suspensão terá permissão de entrada na alfândega, disse Ciobo, que acrescentou que não podia comentar quanto tempo poderia demorar para que a situação fosse normalizada.
 
As empresas receberam o prazo de 45 dias para corrigir os problemas. O ministro disse que as questões incluem rótulos na parte externa de caixas que não combinavam com os produtos dentro. O Gabinete de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena da China, que relatou a proibição em seu site, não foi contatado.
 
Os Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul são maiores compradores da proteína australiana. Mas o dano pode ser mais extenso se persistir, particularmente porque a Austrália vem perdendo participação de mercado na China para carne brasileira. “Não acho que isso tenha influência nos preços, mas teremos de acompanhar isso”, disse Angus Gidley-Baird, analista de carnes do Rabobank na Austrália.
Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
Ouvidoria: 0800-724-3080 | Telefone: (18) 3311-0800 | Fax: (18) 3311-0815 | Rua Claudionor Sandoval, 741 - Jd. Paulista - Pres. Prudente-SP
COPYRIGHT © 2012 - Cross Investimentos - Consultoria Empresarial - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: Luz Própria - Criação de Sites