Embarque de carne bovina deve crescer 10% em 2017, estima consultoria 24/08/2017

SÃO PAULO - Comprometida no primeiro semestre em razão da Operação Carne Fraca, a exportação de carne bovina do Brasil ainda pode fechar 2017 com avanço de 10%, afirmou hoje o coordenador da área de pecuária da consultoria Agroconsult, Maurício Nogueira. A expectativa do analista é que os embarques totalizem cerca de 1,5 milhão de toneladas de carne bovina.

“De repente, está vindo notícia boa atrás de notícia boa”, afirmou Nogueira, que havia jogado a toalha após a Carne Fraca. Devido aos embargos temporários, a Agroconsult passou a avaliar que as exportações brasileiras no máximo ficariam estáveis em 2017. No entanto, o aumento dos embarques a partir de maio indica um crescimento das exportações de carne do Brasil. Nogueira apresentou hoje, em São Paulo, os resultados da expedição técnica Rally da Pecuária.


Embora positivo, tendo em vista o impacto da Carne Fraca, o crescimento de 10% agora projetado pela Agroconsult ainda é inferior ao esperado no início do ano, quando a consultoria estimava um crescimento de 20% nas exportações brasileiras de carne bovina.


Segundo ele, a delação dos irmãos Batista e a Operação Carne Fraca reduziram o potencial de crescimento da produção brasileira de carne bovina neste ano. De acordo com o agrônomo, a projeção da consultoria para os abates de bovinos em 2017 foi cortada de 40,4 milhões de cabeças para 39,5 milhões de cabeças. A estimativa da Agroconsult contempla abates com inspeção federal, estadual, municipal e também os abates informais (não fiscalizados), além do consumo de carne bovina de animais abatidos nas próprias fazendas.


Com isso, a consultoria também reduziu a estimativa para a produção de carne bovina neste ano, de 10,1 milhões de toneladas em equivalente carcaça para 9,4 milhões de toneladas. Ainda assim, trata-se de um aumento de 3% ante as 9,1 milhões de toneladas do último ano.


Na avaliação de Nogueira, a delação dos irmãos Batista teve mais impacto sobre a produção de carne bovina do país do que a Carne Fraca, cujos reflexos duraram menos tempo, se concentrando em abril. Além disso, os frigoríficos que estão sendo reabertos no país e que, em tese, podem ocupar parte do espaço da JBS levam algum tempo para entrarem em operação.

Fonte: Valor Econômico
Ouvidoria: 0800-724-3080 | Telefone: (18) 3311-0800 | Fax: (18) 3311-0815 | Rua Claudionor Sandoval, 741 - Jd. Paulista - Pres. Prudente-SP
COPYRIGHT © 2012 - Cross Investimentos - Consultoria Empresarial - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: Luz Própria - Criação de Sites